Nossa história

Fruto do trabalho idealista de um homem
que amava as crianças

NossaHistoria_clip_image002Aqui começou nossa história.

No ano de 1960, um mariliense de coração, CARIM DAHER EL HABER, libanês de origem e brasileiro de coração, reuniu-se com um grupo de conceituados cidadãos para fundarem uma entidade, cuja atividade básica e principal seria a de dar alimentação adequada a crianças carentes.

Tais foram os propósitos apresentados pelo Sr. Carim e o alcance benemérito da entidade que se fundava, que todos os presentes se uniram e converteram em realidade aquele sonho de um homem simples, sem recursos financeiros, mas que compreendia que somente com uma correta alimentação uma criança poderia crescer, se desenvolver e se tornar um verdadeiro homem, um cidadão enfim.

Foi em uma modesta casa, à Rua Almirante Barroso, n. 318, bairro Palmital, que ficou sediado o Restaurante Infantil de Marília, inaugurado no dia 28 de julho de 1960, com a presença do Prefeito Adorcino de Oliveira Lyrio e outras personalidades marilienses e cuja fita simbólico foi desatada pelo Engenheiro Archimedes De Grande. A entidade iniciou atividades com o atendimento de trinta crianças na faixa etária dos 05 aos 12 anos.

Foi tanta a ansiedade de Carim Haber em dar alimentação para suas crianças carentes, que ele até se antecipou à Assembléia Geral de fundação efetiva e oficial do Restaurante Infantil de Marília, que somente se realizou no dia 27 de novembro de 1960, sob a presidência do senhor Levy Merighe e, na secretaria, a Professora Sílvia Marina Cancian, quando foi aprovado os Estatutos Sociais e eleita a primeira Diretoria, cujo presidente foi o senhor Valdemar Pereira e o Conselho Consultivo presidido pelo Engenheiro Archimedes De Grande. Veja notícia do jornal Correio de Marília, edição de 29 de julho de 1960, no link deste site “Nossas notícias” (Ecos da Semana Espírita).

Com o passar dos anos, a dedicada diretoria do Restaurante Infantil verificou que a entidade poderia oferecer às crianças assistidas mais do que a adequada alimentação.

Verificou, também, que a recreação e uma educação básica poderiam ser adicionadas às atividades da entidade. Para tanto, foi incorporado ao patrimônio da entidade o imóvel localizado defronte à sua sede, na mesma rua, com o n. 319, o qual passou a abrigar uma modesta escola e um parque infantil. O grupo de crianças atendidas pode então com: assistência social, escolar e recreacional, além da alimentar que já vinha sendo oferecida.

O Restaurante Infantil de Marília passou a atender as crianças em dois turnos (período integral) melhorando ainda mais seus resultados, após obter importante convênio com a Prefeitura Municipal de Marília, através do qual foram cedidas duas professoras, uma merendeira, além de cota de alimentos para as tarefas.

Ano após ano, a Diretoria sempre se preocupou em melhorar as atividades e resultados, de modo que nossa clientela (crianças carentes) tivesse o melhor possível, dentro da capacidade material e humana da entidade. Jamais foram medidos esforços no sentido de ampliar e expandir os serviços prestados. Prova disso foi o credenciamento obtido junto à Fundação Roberto Marinho, com o Projeto Ciranda da Criança.

É em razão da constante preocupação de sempre melhorar e expandir os serviços prestados, que fez com que a Diretoria juntasse esforços no sentido de construir uma nova sede, mais ampla, com instalações e dependências melhores, a fim de duplicar o atendimento de 50 para 100 crianças.

NossaHistoria_clip_image002

Após alguns anos de muito empenho, e contando com a valiosa colaboração da comunidade mariliense e dos associados do Restaurante Infantil de Marília, em janeiro de 1994 foi inaugurada a nova sede à Rua Machado de Assis, n. 760/770, ainda no bairro Palmital, contando com o amplo refeitório, cozinha adequada e suas dependências, salas de aula, sala de coordenação pedagógica e administrativa, biblioteca, sala de jogos, brinquedoteca, sala de recursos para atendimento psicológico e fonoaudiológico, sala de computadores, sala de artes,  sala de artesanato, quadra esportiva e parque infantil.

Também foi concluída a construção e o completo aparelhamento da Clínica Médico-Odontológica, que se encontra em pleno funcionamento, atendendo às crianças assistidas, com previsão futura para atendimento aos seus familiares também.

A quadra de esportes é coberta e nas medidas oficiais para prática de futsal, vôlei, basquete, etc. Recentemente concluímos a sua cobertura em estrutura metálica nas especificações de um ginásio de esportes. Esta obra da cobertura só foi concluída graças à doação de um empresário que preferiu ficar no anonimato.