Alunos mostram o que aprenderam

News_1290

O restaurante Infantil promoveu ontem a 5ª. Exposição Científica e Cultural. O evento é a culminância do trabalho desenvolvido com as 87 crianças de dois a seis anos de idade ao longo do ano. Foram apresentados quatro diferentes temas: animais, brinquedos de sucata, germinação e alimentação.

Animais, painéis, brinquedos feitos de material reciclável, mini-hortas, apresentações culturais e até animais, como passarinhos, peixes e patos formaram a exposição, visitada ontem pela comunidade e principalmente pelos pais dos alunos. “Este é um momento de integrar os pais com a instituição e valorizar a produção dos alunos durante o ano”, disse a professora do Restaurante Infantil, Adriana Turatti.

Os alunos do Maternal I trabalharam o tema animais. O respeito pelos bichos foi despertado, mas, além disso, as músicas desenvolveram a lingüística, a imitação, a atividade motora e a produção de cartazes e painéis, a coordenação motora fina (movimentos menores, mais delicados). “A cada ano o Restaurante Infantil se aprofunda mais, sempre buscando mais do que apenas “cuidar” da criança, como oferecer o alimento ou dar o banho. O objetivo é proporcionar um conteúdo pedagógico que contribua para sua formação”, disse a professora.

De acordo com Turatti, os temas são selecionados pela sensibilidade dos professores, que compreendem a necessidade de conhecimento da turma de alunos. As crianças do maternal II produziram brinquedos de sucata, como robôs, bonecas, miniaturas de móveis, bichos e outros itens. Com imaginação, cola e tinta guaxe, o resultado do trabalho foi uma grande variedade de opções que provam que brincar não é permitido só para quem tem poder de consumo. “O valor que as crianças atribuem a estes brinquedos de sucata é o mesmo que os de loja. Esta diferenciação está entre os adultos, que sabem o preço de um e outro”, considerou a professora.

Os alunos maiores, de Pré I e II trabalharam os temas germinação e alimentação respectivamente, o que inclui uma visita à horta do terreno ao lado da instituição. A semente foi comparada à criança, pelas condições necessárias ao seu crescimento saudável e a diversidade de alimentos coloridos deram a noção do favorecimento da natureza. “Os alunos entenderam como a natureza é generosa e devem comer melhor depois deste projeto”, observou Adriana Turatti.

Pizzas

Hoje, entre 17h e 18h30, o Restaurante Infantil, que atende principalmente crianças carentes e em período integral, pretende terminar a venda das 350 pizzas dos sabores calabresa e mussarela que custam R$ 7,00 cada. Rua Machado de Assis, n. 760/ 770, Fragata. A entrega também estará sendo feita no local no mesmo horário. Esta é uma das iniciativas da entidade para arrecadar fundos.